Skip to main content
universidade lusófona
Atividades / Eventos

Great Artists on Campus #4: Mikhail Karikis

29 de outubro de 2025 | ULusófona

Mikhail Karikis é um artista premiado que trabalha com imagem em movimento, som e performance, exibindo nos principais museus e festivais de cinema

Mikhail Karikis é um artista greco-britânico premiado, radicado em Lisboa, que trabalha com imagem em movimento, som, performance e outros meios. Centrando-se na escuta como estratégia artística e focando-se na justiça social e ambiental, os seus projetos destacam modos alternativos de ação humana e solidariedade, ao mesmo tempo que cultivam atenção crítica, dignidade e ternura.

Através de colaborações com indivíduos e comunidades para além dos círculos da arte contemporânea — particularmente crianças, adolescentes, jovens adultos e pessoas com deficiência — Karikis desenvolve projetos socialmente enraizados que estimulam um imaginário ativista e vislumbram futuros de autodeterminação e potência.

O seu trabalho é exibido internacionalmente nas principais bienais de arte contemporânea, museus e festivais de cinema. É recipiente do maior prémio britânico para artistas "The Paul Hamlyn Art Award" (2024-2026), e está na lista final para representar Portugal na "61.ª Bienal de Veneza 2026". Foi finalista do "Film London Derek Jarman Award" (2016, 2019) e do "Daiwa Art Prize" (2015).

Exposições individuais incluem retrospetivas de meio de carreira no Kunstmuseum St Gallen (2025) e Museu Nacional de Arte Contemporânea de Atenas (2023), além de apresentações na Fundação Gulbenkian Lisboa, The Showroom Londres, Tate Liverpool, Whitechapel Gallery, MORI Art Museum Tóquio e Arnolfini Bristol.

Performances recentes em grande escala incluem 'Universe of Solutions' (2024) para a inauguração da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em Braga, e 'Sons de Uma Revolução' (2024) no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian. Atuou no Royal Opera House Covent Garden e Barbican Theatre, com trabalhos sonoros publicados por Björk, DJ Spooky, UNICEF e MIT, e transmitidos na BBC Radio 3, RAI3 e Radio France.


data de publicação: 04 junho 2025
actualizado em 19 janeiro 2026