Atividades / Eventos
Great Artists on Campus #5: Pedro Cabrita Reis
10 de fevereiro | ULusófona
Figura central da escultura contemporânea, Pedro Cabrita Reis transforma, desde os anos 1980, vestígios do quotidiano em reflexões sobre a condição humana
Pedro Cabrita Reis (n. 1956, Lisboa) é um artista cuja presença e trabalho têm sido fundamentais no cenário artístico internacional desde meados da década de 1980. Reconhecido pela significativa contribuição para a compreensão da escultura contemporânea, vive e trabalha na sua cidade natal, Lisboa.
A sua extensa obra, multifacetada e complexa, destaca-se por um discurso filosófico e poético único, incorporando diversos meios artísticos, como pintura, escultura, fotografia, desenho e instalações compostas por materiais industriais, objetos encontrados e manufaturados.
Através de processos construtivos aplicados a materiais simples, o artista transforma vestígios do quotidiano em reflexões sobre a condição humana. A sua prática articula-se entre o conceptual e o material, privilegiando a ambiguidade e a interrogação como princípios fundamentais.
Ao longo da sua carreira, participou em exposições de renome mundial, incluindo a Documenta IX e XIV em Kassel (1992, 2017), a 21.ª e 24.ª Bienais de São Paulo (1994, 1998) e o Aperto da Bienal de Veneza (1997). Representou Portugal na Bienal de Veneza em 2003 e apresentou "A Remote Whisper" na 55.ª Bienal de Veneza (2013), participando também na Xème Biennale de Lyon (2009).
Em 2022, apresentou "Les Trois Grâces" nas Tuileries, encomendado pelo Museu do Louvre, e por ocasião da 59.ª Bienal de Veneza, apresentou "Campo" na Chiesa di San Fantin. Em 2024, "Atelier", uma exposição retrospetiva com mais de 1500 trabalhos da sua carreira de 50 anos, foi apresentada.